domingo, 14 de dezembro de 2008

Kyūdō (弓道) | O que é Kyūdō?

Este é o próximo esporte que sonho em praticar...

Tomasz Usyk

















Kyūdō (弓道, O Caminho do Arco). A arte do arco e flecha, assim como outras artes japonesas, busca expressar o equilíbrio entre mente e espírito. Possui uma rica história e suas tradições são muito respeitadas no Japão. Estudiosos da cultura japonesa consideram o Kyūdō como sendo umas das mais puras artes marciais japonesas Budô (武道、o caminho do guerreiro).

Não se trata de focar um alvo exterior, mas o arqueiro e o alvo estão unidos, integra-se o alvo a si mesmo. É preciso esquecer o arco que atira, esquecer-se a si mesmo, fazer-se um com o arco e o alvo, esticar em direção ao infinito sem conhecer o ponto de chegada.

Mestre Toko Anzawa

Os praticantes do Kyūdō, na realidade, não se envolvem com essa arte para apenas aprender a atirar flechas. Ser parte do arco para atingir suas metas e ter um melhor entendimento sobre si mesmo são alguns dos motivos que podemos destacar. Ter um domínio quanto aos modos, compreensão da cultura dessa arte e prática das habilidades envolvidas são buscas constantes. O Kyūdō também mostra-se ser uma referência, para nós ocidentais, no intuito de melhor entendermos e aprender um pouco do pensamento japonês.

---------------------------------------------------------------------------

Devido às tonturas causadas pelos meus rochedos, não poderei por enquanto voltar a praticar o kung fu...

Tomasz Usyk



8 comentários:

e. s. disse...

momento "Você sabia?"

o livro A arte cavalheiresca do arqueiro Zen, de Eugen Herrigel, iniciou a mania ocidental de escrever sobre "a arte Zen disso e daquilo" como sinônimo de excelência em qualquer prática, o que segundo estudiosos promoveu o uso equivocado do termo "zen" na cultura ocidental.

a polêmica está na associação feita por Herrigel entre o zen e a prática do Kyūdō. mais sobre a polêmica na Wikipedia e num artigo sobre o tema.

por que lembrei disso? porque eu também queria fazer Kyūdō e porque sou mais ligado ao Zen (ou Ch'an) que muito matuto por aqui...

=)

bjoca

Carol disse...

Sai da ilustra, Alice!

Sekka disse...

ah, vamos fazer kyudo, ed, vamos, vamos, vamos?

Sekka disse...

calol, acho que eu não quero sair da ilustra, tenho medo do real... hehehehe

=P

e. s. disse...

por ora eu tô fazendo ai-que-dô mesmo...

=P

bjocas

Carola disse...

O real dói menos que levar uma flechada dessa! hehehe

ba disse...

Nossa, eu me lembro disso no "Último Samurai". Era mó bonito! O gesto, não o cara. Ui...

Sekka disse...

ok, ok, entendi que o bonito não era o ... o... como era mesmo o nome dele?

=D