sábado, 26 de setembro de 2009

Sistema de equações

Curioso epitáfio

No túmulo do sábio grego Diofante de Alexandria (século III), conhecido como um dos grandes matemáticos da Antigüidade e autor de uma teoria sobre a resolução de equações de primeiro grau, pode-se ler este curioso epitáfio:

"Caminhante! Aqui foi sepultado o sábio Diofante. Os números podem mostrar – oh! milagre – o quão extensa foi sua vida, cuja sexta parte constituiu sua ditosa infância. Já transcorrera uma duodécima parte de sua vida quando seu queixo se cobriu de penugem. A sétima parte de sua existência transcorreu num matrimônio estéril. Passou-se mais um qüinqüênio, ficando Diofante feliz com o nascimento de seu precioso primogênito, cuja bela existência durou apenas a metade da existência de seu pai. Com profunda pena, desceu o sábio à sepultura tendo sobrevivido quatro anos à morte de seu filho'."

Diante de um epitáfio tão detalhado, pergunta-se: Quanto durou a vida de Diofante? Com que idade se casou? Com que idade foi pai? Que idade tinha seu filho ao morrer? E, finalmente, que idade tinha ele quando seu filho morreu?


[O sábio viveu 84 anos, casou-se aos 21 anos e foi pai aos 38 anos. Seu filho tinha 42 anos ao morrer e ele estava com 80 anos, na ocasião.]


Klick Educação

Nenhum comentário: