domingo, 26 de julho de 2009

Site dedicado à memória de Ypê Nakashima

logo
Ele produziu e levou às telas do cinema brasileiro em 1972 o primeiro desenho animado colorido de longa-metragem: Piconzé.

Ypê Nakashima, meu pai, apesar de ter vivido períodos críticos como o da Segunda Grande Guerra Mundial, nunca transpareceu um ar trágico, obscuro, traumatizado.

Pelo contrário, nas próprias fotos dos vários álbuns, a não ser pelo uniforme de estudante, bastante militar no estilo, o clima que se denota é de alegria, descontração. Não dá a impressão que o pano de fundo é o horror da guerra. Ypê mesmo, participa no finalzinho, por imposição do governo, na artilharia antiaérea em Nagasaki, onde a segunda bomba atômica foi derrubada.

Uma das últimas vezes que contei a história de Ypê, foi para um novo amigo, Hélio Ishii, o diretor do documentário “Ypê Nakashima”.

Pude ver no documentário do Hélio aspectos novos a respeito de Ypê, ou seja, é a versão do Hélio, assim como é a versão das minhas filhas, é a versão da minha esposa. Mas mesmo com essa diversidade de versões a respeito de Ypê, me parece que o que se sobressai é a sensação forte da alegria, da diversão, da felicidade.


Itsuo
Cartaz do filme Piconzé

Storyboard de Piconzé
Layout da Vila Verde
Modelo das personagens de Piconzé
Cenários do filme
Guia de cores Piconzé e Bigodão

Site oficial Ypê Nakashima, aqui.
Biografia, aqui.
Longa-metragem colorido, Piconzé, aqui.
Curtas-metragens, aqui.
Filmes publicitários, aqui.




\o/

Um comentário:

ba disse...

Nossa, eu me lembro que o filho dele apareceu no programa do Ronnie Von - minha mãe assiste!
Justa homenagem.