quarta-feira, 23 de abril de 2008

Cãimbras

Desde a adolescência sofro com cãimbras em qualquer lugar e em qualquer hora. Na praia, na piscina, no ofurô, nas quadras quando jogava vôlei, subindo escadas e arquibancadas, praticando kung fu e até enquanto durmo.

Os médicos sempre vêm com o clássico diagnóstico: é falta de potássio, coma bananas.

Humpf! Essa fruta nunca faltou na minha dieta.

Minha terapeuta de medicina chinesa diz que tenho problemas por causa da má circulação sangüínea. Problemas? Pensei que fossem só as cãimbras.

Devo comer alimentos que têm origem nos países que nevam. Nevam? Sim. Nevam. Por quê? Porque são alimentos "quentes". Que fazem as pessoas agüentarem o frio do inverno. Hum...

Frutas e vegetais tropicais nem pensar, porque são alimentos "frios". Banana? Só se for aquecida para potencializar o potássio.

E agora? Adoro salada de alfaceSSSS. No plural! Misturo a lisa, a crespa, a romana, a americana, a roxa, a grega e outra que esqueci o nome.

Não, não, não, Alice. Prefira então salada de folhas picantes, como agrião, rúcula, mostarda e almeirão.

Mas eu AMO alfaces!

Alice, existem alimentos dos quais gostamos mas que nos fazem mal. E alface pra vc faz mal. Assim como alimentos gordurosos, doces e bebidas alcoólicas fazem mal à maioria da população.

Coma também alimentos vermelhos, laranjas e amarelos, dando preferência àqueles que dão acima da terra. Como assim? Ora, abóboras, tomates, pimentões vermelhos e amarelos, pimentas vermelhas e amarelas, uvas, caquis, cerejas.

Mas deve consumir também raízes "dos países frios". Rabanete, nabo, inhame, beterraba, cenoura. Bardana não! Apesar de ser um excelente nutriente e com propriedades fantásticas, não é para vc, Alice.

Tudo isso por causa das cãimbras.

Nenhum comentário: